S. Geraldo: demolir ou reabilitar? TER 5 ABR, 21h30 Café Vianna

Procurando-se a informalidade, o debate terá lugar no Café Vianna esta terça-feira, dia 5, às 21h30. A entrada é livre, convidando-se todos os cidadãos a participar na discussão.

Convidados:
.João Paulo Miranda Guedes, APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património
.Maria Manuel Oliveira, arquiteta
.Manuel Miranda, urbanista
.João Aidos, gestor cultural e engenheiro especialista em Mecânica de Cena (participação via skype)
.Câmara Municipal de Braga (não confirmada)

O projecto apresentado no início de Fevereiro para o S. Geraldo, em Braga, tem gerado controvérsia ao longo das últimas semanas. Recentemente foi proposta pelo seu proprietário, a arquidiocese de Braga, uma mudança completa de programa – com o objectivo de construir uma praça de alimentação com hotel – que obriga à demolição deste equipamento centenário, apenas sobrevivendo a fachada original. Esta solução tem causado viva polémica na cidade desde logo porque tem sido anunciada pelos promotores e pela Câmara Municipal como uma reabilitação urbana de um edifício do centro histórico. Por outro lado, a demolição contraria todos os documentos que previam a reabilitação efetiva da sala de espetáculos, bem como a expetativa criada com o recente concurso de ideias promovido pela Câmara Municipal que incluía o S. Geraldo (e cujos resultados foram apresentados em Janeiro – os 3 premiados preveem a manutenção do S. Geraldo como equipamento cultural). Uma demolição, que é um ato irreversível, deve ser bem ponderada.

O S. Geraldo atual resulta da adaptação a sala de cinema do antigo Salão Recreativo construído em 1916/24. O cinema manteve, contudo, o palco original, facto que lhe permitiu funcionar sempre como segunda sala de espetáculos de Braga e receber os mais variados eventos culturais, associativos e políticos até ao seu encerramento definitivo em meados dos anos 90.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s