Uma aposta no Cinema – Santiago de Compostela

O centro da cidade galega de Santiago de Compostela perdeu a sua última sala de cinema quando, em 2013, a sala do Valle-Inclán fechou as portas por alegada falta de viabilidade financeira do negócio. Foram várias as vozes que se levantaram para reclamar o regresso do cinema ao centro da cidade, pois apesar de existirem outros espaços com oferta pontual de filmes, faltava um local com exibição sistemática, fora da grande superfície comercial da cidade – As Cancelas. É neste contexto que um grupo de quatro pessoas decide levar adiante a vontade da comunidade, e transformá-la num projeto cultural.

Criaram no ano de 2014 uma cooperativa, com a proposta de construir um cinema no centro da cidade, ocupando uma parte do antigo Cinema O Capitol. O projeto foi financiado por donativos pessoais de habitantes de Santiago de Compostela e por fundos europeus FEDER. Em março de 2015, o NUMAX abriu as suas portas num local que conta com uma sala de cinema, uma livraria e um estúdio de desenho gráfico e produção áudio-visual – com o objetivo de que a “integração e a cooperação destas três áreas criasse um local de encontro e intercâmbio para a cidadania”.  Hoje em dia o Numax é um local de habitual encontro dos cidadãos de Compostela, com uma programação de filmes alternativa aos centros comerciais. Conta com 4 sessões diárias dinâmicas com uma capacidade de atração assinaláveis. Em entrevista ao El Correo Galego, Carlos Hidalgo, um dos fundadores do Numax, disse: “decidimo-nos juntar para trabalhar num projeto comum e oferecer à sociedade uma sala de cinema no centro da cidade, algo que nós e muitos habitantes sentíamos falta”.

Em Santiago de Compostela, uma cidade com pouco mais de 95 mil habitantes, proliferam os locais cuja função é o convívio cidadão, onde se respira cultura própria e onde a fusão entre a cultura galega e a de outras partes do mundo é visível. Em Compostela, uma nova sala de cinema foi possível, não graças a cálculos sobre lucros futuros, mas sim graças a uma reivindicação cidadã do direito a ter locais de convívio e de usufruto cultural.

Para saber mais sobre este projeto:
“O centro de Santiago contará cunha sala de cine en versión orixinal”
NUMAX

Inês Gusman

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s