Um Espaço Cultural

Aproveitando os posts do Luís Tarroso Gomes, quero também dar a minha “achega” na questão do S. Geraldo e da sua eventual “recuperação”.

Ainda me lembro de ter frequentado este espaço e de ter ainda visto alguns filmes (se bem que poucos porque ainda era muito novo). Quando fechou não me importei muito – ainda era novinho e pouco sensível a questões desta natureza.

Nos últimos anos, de vez em quando, lembro-me do velho S. Geraldo – aquele sítio tão simpático e tão digno onde tantos bracarenses usufruíram de cinema e convívio durante tantos anos, e penso: “Isto é que valia a pena recuperar e fazer aqui renascer alguma da magia do passado”. Curiosamente, e ainda bem, há gente que volta a pensar nisso.

Infelizmente, a Câmara Municipal actual terá outros planos. E, na minha opinião, são planos muito pobres e com falta de visão a médio e longo prazo. Uma praça da alimentação? A sério?

Meus senhores, nem tudo é comércio, nem tudo pode ser convertido em espaço de restauração. A vida e alma de uma cidade não pode depender apenas de viabilidades económicas imediatas e de benefícios rápidos. Num local tão central e histórico, temos de investir num emblema histórico, num enriquecer de uma alma colectiva que temos de preservar. São valores que não têm expressão numérica imediata.

Como também foi sugerido pelo Pedro Alpoim: recupere-se a infraestrutura e o bar respeitando as linhas originais. Crie-se um festival de cinema anual e temático!

Adapte-se o espaço a novas realidades (estou aqui já a fazer uma concessão) como abrir a porta para se usar o auditório para eventos de vários tipos: cinema (claro, seria o ADN do espaço), música ao vivo, teatro (que bem precisa de alternativa ao Theatro Circo para os grupos e companhias amadoras) e até eventos mais avulsos, como sessões empresariais (mediante avaliação prévia e aluguer).

Não sou perito em viabilidades económicas, mas insisto: o lucro não é tudo. Há um valor imaterial que podemos recuperar – os bracarenses mas não só: todos os visitantes, sejam eles portugueses ou estrangeiros.

Alexandre Fernandes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s