Inúmeras possibilidades

O mítico edifício São Geraldo dispensa qualquer tipo de apresentação. Uma referência na cidade de Braga mesmo estando fechado há décadas. Pertence à Arquidiocese de Braga, que é a responsável pelo projecto de reabilitação, mas a intervenção proposta será executada em parceria com um conjunto de empresas. O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, sublinha a intenção de manter “a cumplicidade com a cultura” na nova fase da vida do antigo cinema, mas os responsáveis pelo projecto entendem que seria inviável que o edifício depois de recuperado fosse sustentável apenas com uma função cultural, optando, por isso, por este projecto multifuncional.

Intenção de manter a cumplicidade com a Cultura…
É assim que a cultura hoje em dia é vista, um parente pobre que se não tiver a capacidade de ser auto-sustentável então não vale a pena. Mas que grande erro. Numa cidade inundada de restaurantes, lojas shoppings, pensar no São Geraldo para fazer mais do mesmo é destruir a história do São Geraldo e não compreender que é através do nosso passado que valorizamos o futuro. É a perigosa tentação comercial de concentrar tudo num mesmo espaço. Não quero discutir a proposta de arquitectura que deve ser salvaguardada, mas sim a função escolhida para o local. Um São Geraldo merece muito mais e não é por estar fechado há mais de 20 anos que qualquer programa serve.

Na minha óptica existem inúmeras possibilidades válidas para o São Geraldo necessárias para a desenvolvimento e crescimento da cidade e, todas elas passam pela forte aposta na oferta cultural; um Centro Cultural à semelhança de Guimarães, um Centro de Arte Contemporânea, uma Casa do Cinema à semelhança do que está a ser feito no Cinema Batalha no Porto, um Museu da Cidade, um Museu do Design, etc.
São apenas algumas opções credíveis para o progresso de Braga ou então ficamos pelo “cheiro a fritos”…

Pedro Vinagreiro, arquiteto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s