O Salão Recreativo Bracarense foi adaptado a cinema a partir de 1948. No projeto inicial ainda não tinha o nome de S. Geraldo, mantendo a designação original de Salão Recreativo Bracarense. Na véspera, o Correio do Minho trazia o anúncio publicitário à inauguração do cinema, em 31 de Maio de 1950:
No dia 2 de junho de 1950 o Correio do Minho noticiava a inauguração do Cinema São Geraldo. A notícia fazia uma descrição completa da nova sala de cinema destacando as suas linhas modernas, a dimensão e conforto e a qualidade do som e da luz. O S. Geraldo passa a ser explorado até 1991 pela empresa Victoria Cine, Lda.
O primeiro filme exibido pelo S. Geraldo a 1 de Junho de 1950 foi Cruzeiro de Férias/Luxury Liner (de 1948), realizado por Richard Whorf com argumento de Richard Connell, Karl Kamb e Gladys Lehman.
Das centenas de filmes e eventos culturais, escolhemos alguns abaixo. À medida que vamos compilando informação dispersa sobre o cinema, vamos acrescentando aqui os mais relevantes.
Em 1963 é exibido o filme “Spartacus” de Stanley Kubrick.
Em 1964 é reexibido o filme “O Gatopardo” de Luchino Visconti.
Em 1965 é exibido com grande sucesso o filme “4 Cabeleiras do Após Calypso” dos “famosíssimos Beatles”.
Em 1972 o CA atua grande sala principal do S. Geraldo integrado numa récita com José Sarmento, José Tinoco Marques e Valdemar Ferreira
Em 1978 é a apresentada a Grande Noite Concurso de Fado. Na fotografia vemos Artur Caldeira, Manuel Lima e filho, Francisco Seabra (Guitarra Portuguesa) e Rafael de Carvalho (Viola):
Em 1984-85 é construído o edifício do Pé Alado que veio ocupar a rua particular que servia o S. Geraldo e eliminar os camarins e arrumos de apoio ao palco (lado Sul).
Em 31 de Dezembro de 1990 é exibido o último filme pela empresa Victoria Cine, Lda – Rocky V.
Em 1994-95 o cinema volta a funcionar temporariamente após o incêndio dos cinemas Avenida. Um dos últimos filmes exibidos é Pulp Fiction. Desde aí esta sala de espetáculos teve uma utilização muito esporádica.
[…] partir de 1948 foi apresentado o projeto de adaptação a cinema, dando lugar ao S. Geraldo inaugurado a 1 de Junho de 1950. Este manteve o palco e várias estruturas de apoio que lhe permitiram a realização de inúmeros […]
GostarGostar